sexta-feira, 7 de maio de 2010

"Imagina nóis de Audi ou de Citroen"

Não importa o nome. se carro ou carango. Todos o querem.
Parece ser tão fácil importar (da Coréia ou da China) o próprio poder. E ainda pagar em 798 meses!
É medonho olhar ao lado e ver a expectativa de vida dos milhares de jovens a sua volta. Ter um carro. Formar-se para ter um carro. Trabalhar para ter um carro. Enxer o saco do papai para ter um carro. Dar o cu para ter um carro.
Qual é a alegria de ter um carro? Demorar horas no transito, as quais poderia poupar usando bicicleta?Acabar com o mundo cão dos que optaram não poluí-lo, cão que agora tem bronquite, asma e câncer no pulmão, além da fome que sempre passou?
Oh, não. A Alegria do carro deve estar no poder: Ou no poder que todos tem de matar qualquer um que esteja passando, ou na ilusão de achar que com ele, se pode ir para qualquer lugar. (quando na verdade, usa-se o carro porque precisa ir ao trabalho, e se vai ao trabalho porque precisa pagar o carro...)
Essa futilidade enjoa, enxe o saco. Esse sonho de consumo, essa vontade de ter algo que mata 40 mil pessoas por ano, que polui, que escraviza funcionários que produzem o que nunca vão usar, que gera guerras por causa de combustível, as quais matam milhões de pessoas indiretamente, e ninguém vê.
E a culpa é sempre do outro. Mesmo que você queira um carro com ar condicionado, pra não ter que abrir o vidro pra criança suja do farol.
Que mal há sonhar em ter um carro?
Nota: Título retirado da música do grupo de rap (???) "Racionais MC's" (Que desagradável chamar essa alienação de rap.)

Um comentário:

  1. Entendo seu ponto de vista, entretanto,
    estudo e minha faculdade fica à 1h (de carro) e 2h (de ônibus).

    Não tenho carro, todos os dias pago um ônibus caro, desconfortável e lento. O sonho de quem depende de ônibus é sim ter um carro.

    Se as políticas de transporte público fossem melhores e exigissem qualidade das empresas que prestam este tipo de serviço, pode ser que este sonho desse lugar a outros 'mais úteis'.

    Se vivessemos em um país como Alemanhã ou Portugal, que as pessoas andam de bicicleta a qualquer hora do dia/madrugada e não são assaltados. Deixam suas bicicletas em uma estação (sem cadeado) e pegam um metrô (bom) para trabalhar e quando voltam ela está lá do mesmo jeito... é, pode ser que tivessemos tempo para sonhar com coisas melhores.

    Enquanto isso não acontece, eu sonho com meu Honda Civic ;)

    ResponderExcluir